share

COMPARTILHAR

3 de November de 2017

#Direitos Humanos

Mirim Brasil participa de preparação do Fórum Social Mundial

O Mirim Brasil participou em outubro de um encontro em Salvador do grupo de trabalho para a preparação do Fórum Social Mundial 2018, que será realizado na capital baiana entre os dias 13 e 17 de março do próximo ano.

O militante e tesoureiro do Mirim Brasil, Filipe Antonio Araújo, esteve em Salvador entre 14 e 20 de outubro junto com dezenas de representantes de organizações, movimentos e coletivos da sociedade civil do Brasil e do exterior. 

O fórum está orçado em R$ 10 milhões, sendo as maiores despesas com infratestrutura, apoio em transporte e comunicação. Para financiar o evento, o conselho internacional do fórum espera obter recursos por meio de cooperação internacional, taxas de inscrição, contribuição de organizações brasileiras e do governo da Bahia.

Durante o encontro, foram criadas comissões para facilitar a organização do fórum: metodologia, infraestrutura, cultura e comunicação. Como é tradição, todas as atividades serão autogestionadas, ou seja, realizadas pelas próprias instituições que as propuserem. 

"As comissões estarão aptas apenas a preparar as condições para que essas atividades se façam praticáveis, tanto as individuais quanto as coletivas", explica Filipe. Segundo ele, estão previstos espaços para que as organizações promovam atividades em conjunto "na tentativa de convergir as diferentes lutas sociais".

"O Fórum Social Mundial é um espaço e também um processo de encontro dos movimentos sociais, nascido em 2001, com o objetivo de convergir pautas sociais e debater alternativas ao modelo econômico neoliberal", lembra Filipe.

A primeira edição do fórum foi realizada naquele ano em Porto Alegre em contraposição ao Fórum Econômico Mundial, que ocorria ao mesmo tempo em Davos, na Suíça. Este ano o evento ocorreu em Montreal, no Canadá. Será a sexta vez que o Brasil sedia o fórum ao longo de 17 anos de história.
Outras informações: http://fsm2018.org/pb/