Parcerias e articulações são essenciais na luta pelos direitos humanos

A visão de prioridade absoluta contida no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), no Estatuto da Juventude e na Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU (Organização das Nações Unidas) motiva o Mirim a buscar parcerias com instituições governamentais, empresas, organismos internacionais, assim como a estar articulado com os conselhos de direitos, redes e fóruns, tanto em Pernambuco, quanto no Brasil e no mundo.

Pernambuco


O Mirim atua no fortalecimento da participação social e política e, ao longo de sua história, foi eleito diversas vezes para integrar conselhos de direito e fóruns nos níveis municipal e estadual. Tais eleições são o reconhecimento da presença marcante do Mirim nos espaços de discussão de políticas públicas e de construção de diálogo e de ações estratégicas para a efetivação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e do Estatuto da Juventude.

Atualmente, o Mirim integra:

- Conselho Estadual de Direitos Humanos de Pernambuco

- Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude do Recife

- Fórum de Juventudes de Pernambuco


Brasil


Nacionalmente o Mirim Brasil é membro da Abong (Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais). Formada em 1991, une entidades com perfil político caracterizado pela tradição de contribuição à consolidação de novos sujeitos políticos e movimentos sociais; busca de alternativas de desenvolvimento ambientalmente sustentáveis e socialmente justas; promoção de direitos, construção da cidadania e da defesa da ética na política para a consolidação da democracia; e pelo compromisso de luta contra a exclusão, contra a miséria e contra as desigualdades sociais. Em consequência da sua atuação, a Abong tem reconhecido papel no Brasil, possuindo representações em conselhos de políticas públicas, comitês nacionais e internacionais, além de fóruns.

Internacional

No intuito de globalizar os direitos da criança, do/a adolescente e do/a jovem, o Mirim atua junto com organizações internacionais, promovendo e participando de eventos como congressos, conferências, fóruns, reuniões e intercâmbios, estimulando e possibilitando a participação internacional de diversos membros.


O Mirim integra o IFM-SEI (Movimento Internacional dos Falcões – Educação Internacional Socialista), rede mundial composta por cerca de 50 entidades de todos os continentes.